A internet nem sempre é um ambiente seguro: Conheça os Haters e Trolls e aprenda a se proteger
- boravivermelhor
- 7 de abr. de 2021
- 1 min de leitura

Desde que a pandemia da Covid-19 se instalou no mundo somado as medidas de isolamento social, as redes sociais foram consumidas e apropriadas por um maior número de pessoas. Esse uso frequentemente ilimitado e desmedido das redes e da internet favorece um sentimento de segurança, por você está atrás de uma tela, a liberdade de expressão dos usuários é uma das atitudes que percebemos com maior intensidade, uma sensação de que você pode dizer o que quer na internet.
Essas redes sociais por vezes podem acabam se constituindo um ambiente tóxico, principalmente para aqueles que fazem maior uso dela, isso por causa dos Haters.

É preciso relembrar que por trás de todo usuário, figura pública, influenciador digital ou blogueiro, há uma pessoa humana. Tais atitudes, ofensas, e comentários indesejados geram consequências imensuráveis principalmente em saúde mental como a depressão; ansiedade; transtornos de imagem; e Síndrome de Burnout, naqueles que trabalham com as redes sociais.
O jurista Bruno Paiva faz um alerta na sua fala sobre haters: “essa liberdade vai até o ponto em que você começa a ofender alguém, se você passa desse limite, não tem mais o direito de se expressar”. Vale lembrar que anonimidade não existe na internet, e que é muito simples de identificar os usuários supostamente anônimos.
Pensando nisso, existem algumas estratégias que podem ser tomadas para se proteger dos Haters e Trolls.
Comments