Estímulo a Leitura em Família
- Érica Rodrigues
- 27 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Conceito
Alguns autores descrevem a leitura como um processo cujos dois componentes são a decodificação e a compreensão. A decodificação se refere aos processos de reconhecimento da palavra escrita, enquanto a compreensão é definida como o processo pelo qual o conteúdo escrito é interpretado.
Aplicação desde a infância
Família como mediadora na formação de leitores e a promoção de uma relação íntima afetiva e prazerosa entre a criança, a literatura e o livro. Possuindo a família o papel de aproximador, facilitando os primeiros contatos da criança com o livro, levando a encarar o livro, como um brincar prazeroso. E o papel de modelador, a família, com os seus comportamentos leitores, constitui-se como o melhor estímulo para que as crianças aprendam esses mesmos comportamentos.
A criança aprende mais facilmente a ler, ao presenciar a leitura de histórias em voz alta por seus pais e quando estes gostam de ler. Dessa forma, a criança participará de um ambiente inspirador do desejo de leitura

Benefícios da leitura
Bons hábitos de leitura, principalmente quando iniciados ainda na infância do indivíduo, quanto maior for o número de livros e quanto maior for a sua qualidade, leva a um melhor desenvolvimento de competências nas crianças, quer em nível da linguagem oral quer em nível da aprendizagem da leitura e da escrita.
Dessa forma, a criança que possui o hábito da leitura em casa é mais participativa, se coloca no lugar do outro, tem uma imaginação fértil e mais facilidade em partilhar objetos, espaço e conhecimento.
Além disso à prática de leitura, em todas as idades, desenvolve o vocabulário, estimula a imaginação e a criatividade, incentiva a busca pelo conhecimento, ensina sobre sentimentos, desperta a curiosidade, promove o senso crítico, aumenta a bagagem cultural, melhora o desempenho escolar e aprimora a interpretação de texto.
Referências:
DELLISA, Paula Roberta Rocha; DE LAPLANE, Adriana Lia Friszman. Práticas de leitura na família e na escola. Leitura: Teoria & Prática, v. 30, n. 58, p. 60-66, 2012.
DE PAIVA, Ângela Maria Franco Martins et al. A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura. Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, p. 713-727, 2017.
Commentaires