top of page

Como anda sua rotina? Tem procrastinado muito?

  • Érica Rodrigues
  • 17 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura

Procrastinação é o diferimento ou adiantamento de uma ação, a qual resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade, dentre outros sentimentos negativos em decorrência da falha em cumprir com responsabilidades e compromissos (Brito e Bakos, 2013).

A maior parte da literatura científica, sobre conteúdos relacionados á temática, mostram um alto índice de procrastinação presente entre estudantes universitários. Geara e colaboradores (2017), em seu estudo diz que a procrastinação acadêmica encontra-se relacionada a baixo autoeficácia, baixo autoestima, elevada autoconsciência e elevada autocrítica.

Em pesquisas realizadas com estudantes universitários, foi evidenciado relatos que ela ocorre em detrimento do perfeccionismo, da forma como o estudante percebe algumas características da tarefa, por exemplo quando o estudantes entende que ela é difícil, medo do fracasso, sentir-se pressionado a atingir objetivos determinados por si mesmo ou pelos outros, sentir-se cansado e sem energia para iniciar a tarefa, falta de tempo para realizar a tarefa além da preguiça, apesar da mesma se configurar negligência, morosidade e aversão a realização de um trabalho, sendo assim diferente da procrastinação (Geara, Filho e Teixeira, 2017; Silva, 2016).

Em adultos a procrastinação encontra-se mais evidenciada na não realização de atividades rotineiras como marcar exames médicos e cuidados gerais com a saúde (Hamasaki e Kerbauy, 2001).

Apesar da momento que estamos passando em decorrência da pandemia em nosso país, é preciso que mantenhamos uma rotina saudável, e procrastinar não está incluso nessa rotina. É importante sempre estar buscando meios para não ficar parado tanto fisicamente quanto mentalmente, buscando exercitar-se, sem deixar para depois o que você pode realizar hoje e agora.

Se você não sabe o que fazer para deixar a procrastinação de lado, confira mais adiante nossas dicas!

Comece pelo mais importante!

Escreva o que você tem que fazer! Separe as atividades que geram grande impacto (como atividades física, trabalhos acadêmicos) e as atividades de baixo impacto (como checar redes sociais, assistir séries e filmes). Classifique o que é mais importante e que tem maior impacto no seu trabalho e na sua vida e comece realizar. Dessa forma você terá mais tempo para se dedicar ao que importa e dedicar ao máximo sua força de vontade. Você pode separar na noite anterior, uma e no máximo três atividades de alto impacto para fazer no começo do dia seguinte.

Comece aos poucos

Se você define como meta realizar 30 minutos de exercícios físicos por dia, e tem dificuldade para realizar novos hábitos, pode optar por na primeira semana, por exemplo, realizar apenas 5 minutos e ir aumentando semanalmente gradativamente o tempo até alcançar a sua meta.

Por exemplo: 1° semana: 5 minutos. 4° semana: 20 minutos 2° semana: 10 minutos 5° semana: 25 minutos 3° semana: 15 minutos 6° semana: 30 minutos

Técnica 3, 2, 1... AGORA!

Quando se deparar com alguma tarefa que você não quer fazer ou que tenha que pensar duas vezes, conte regressivamente: 3, 2, 1... Agora! E parar o que estiver fazendo e agir imediatamente para finaliza-la.

Vale destacar que isso deve ser aplicado em atividades que possam ser realizadas naquele momento ou na naquele dia, ou seja, coisas possíveis de serem feitas.

Por exemplo:

  • Se você sabe que tem muita louça suja acumulada mas quer ficar nas redes sociais, então 3, 2, 1... Lavar a louça! S

  • Chegou em casa cansado(a) e tem que ir a academia, não invente em sentar no sofá e dizer que só vai descansar alguns minutos para se preparar para academia ou que só vai dar uma olhada nas redes sociais no celular antes de ir. Pare, largue o celular, levante-se e comece, 3, 2, 1... Ir para academia!

Crie um senso de urgência

Segundo a Lei de Parkinson, o tempo que se leva para terminar uma tarefa está diretamente relacionado ao prazo que ela tem.

Se você tem 10 dias para fazer algo é provável que você leve os mesmos 10 dias para fazer. Reduza os prazo e deixe-os mais curtos! Se você precisa de uma semana (7 dias) para realizar dada tarefa tente reduzi-la para 5 dias. Faça disso um jogo para impulsionar seus resultados. Em alguns casos você perceberá que é possível fazer mais coisas sem perde a qualidade, apenas reduzindo o prazo.

Adicione recompensas e consequências

Uma boa forma de se incentivar a fazer algo é adicionando uma recompensa caso aquilo seja feito.

É só dar um prêmio para si mesmo se conseguir alcançar aquela meta no período de tempo determinado. Caso isso não seja cumprido, você pode sofrer alguma consequência, como por exemplo ficar sem comer algo que você gosta muito, como chocolate ou salgados.


 
 
 

Comments


  • YouTube - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round

Bora Viver Melhor

UM BLOG POR UNIVERSITÁRIOS

Comissão Bora Viver Melhor

 

EM 2015 POR BORA VIVER MELHOR

CRIADO COM WIX.COM

bottom of page