CONSTÂNCIA: Uma palavra para usar no seu dia-a-dia
- boravivermelhor
- 5 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Estamos exaustos e cansados de tanto ouvir falar sobre a pandemia do Covid-19, mesmo assim, não temos como ignorar esse tema no nosso dia-a-dia. Porém, hoje queremos te contar sobre a capacidade de manter-se ativo, ou até mesmo de iniciar uma atividade e continuar fazendo-a. Com tanta monotonia e isolamento, é difícil manter o foco em todas as tarefas e responsabilidades, tem gente por aí procrastinando no “home office/estudos”, deixando de cumprir os horários das refeições diárias, pulando aquelas importantes como o café da manhã ou o almoço, sem falar na atividade física.

A palavra-chave para resolução desses problemas é a Constância, que segundo o dicionário é “Qualidade daquele que não falta a uma tarefa; sinônimo de persistência, insistência e obstinação”. Você vai ouvi-la sendo falada na maioria das vezes quando se tem um objetivo a longo prazo, e fazendo algo que te faça sair do conforto. A constância está nos negócios, no seu desenvolvimento pessoal, na sua mudança de hábitos de vida, afinal é através da repetição e do hábito diário que você consegue alcançar seu objetivo.
Por que falamos disso hoje? Nós também somos como vocês, e sabemos que não é nada fácil acordar às 06H para iniciar o trabalho na escrivaninha às 07H na sala de estar, não é fácil pensar em fazer uma atividade física todos os dias num ambiente pequeno e fechado sem companhia para te motivar, às vezes a fome até bate mais o desanimo de cozinhar algo gostoso faz com que optemos pela refeição básica ou até um fast food, é difícil tentar economizar aquela grana fixa no fim do mês para aplicar em investimentos. Viu? Não está fácil para ninguém! Um belo dia, acordamos e contamos para nós mesmos, “hoje vai ser o dia!” e meia hora depois estamos largados no sofá refletindo sobre o porquê de não conseguirmos. Você não pode deixar a frustração da expectativa te desanimar. É claro que tem pessoas deslumbrantes, que conseguem manter o pique em qualquer situação, para elas: parabéns!!! Afinal isso é uma qualidade incrível, mais hoje escrevemos para aqueles que fazem planos e projetos, dão início com todo o entusiasmo e acabam desistindo de um objetivo.
Alguns neurocientistas referem que são 21 dias para reprogramar o cérebro e transformar algo em hábito, outros, no entanto refutam essa teoria afirmando que quanto mais difícil for essa atividade maior será o tempo. A questão é que a repetição e a constância independente do tempo, pode sim se tornar um hábito. Ser consistente nesses momentos é manter-se na garra mesmo quando a dor vier e o desconforto estiver com você, sabe aquele ditado “se não está doendo é porque o peso está pouco”. Aguente firme no home office, “só mais um pouco”. Seja persistente na dieta, “só mais um pouco”. E quando estiver no treino em casa suando “só mais um pouco”. Para essa semana, o Bora Viver Melhor te convida a ter constância, seja persistente, não desista e continue. Bora?
Comentários