O que é ter saúde? Novos rumos para sentir-se bem.
- Kérollen Duarte
- 25 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

"Ter saúde, é um sentimento de subjetividade"
É o que tratam Paula Sibilia e Marianna Ferreira em seu artigo: " O que é ser saudável? Entre publicidades modernas e contemporâneas" publicado na revista galáxia.
Ter saúde, nos nossos dias atuais tem sido considerado como um estado de ser, de sentir-se saudável, e não mais só a ausência da doença.
Em uma de nossas ações realizadas no centro do município de Crato no ano de 2017, promovemos a reflexão sobre o que "O que é ter saúde", pedimos para as pessoas responderem em uma frase o questionamento, e a respostas nos surpreenderam. Revelando para nós que ter saúde é mais do que não ter doença, ter saúde tem envolvido diversos aspectos que envolvem o físico, emocional, mental, social, econômico, espiritual, cultural e ambiental.
"Saúde é viver em paz consigo mesmo, ter harmonia com a sua família e muita compreensão para com todos."
"Viver bem e viver feliz"
As pessoas consideraram que para se ter saúde, era necessário mudar os hábitos, que iam desde o abandono do fumo até a alimentação saudável.
"Vim saber o que é saúde quando passei a verbalizá-la (...) e eliminando o tabagismo e o álcool".
"Saúde é estar bem! É ter alimentação saudável".
"Alimentação adequada/ verde de cores...". "Se alimentar bem".
"Boa alimentação".
"Parar de fumar".
"Bons hábitos".
Também expressaram que era um estado de sentir-se bem e melhor, de ser capaz de cuidar de si, estando bem consigo e com tudo a sua volta.
"Saúde é poder estar de bem com a vida"
"Acordar disposta".
"Saúde é sentir-se bem tanto fisicamente, quanto mentalmente"
"Saúde é cuidar do corpo e do espirito"
"Dormir bem, comer bem"
"Viver bem e de bem com a vida"
Outro estudo que também se refere a percepção de viver saudável, foi feito entre mulheres que trabalhavam em uma Associação de Materiais Recicláveis, localizada na região central do Estado do Rio Grande do Sul. Esse estudo mostrou o impacto que o ambiente tem sobre a saúde, nesse caso o trabalho, revelou que para essas mulheres viver saudável é um processo dinâmico que envolve as condições de trabalho, a valorização por parte das autoridades políticas, bem como o reconhecimento e a visibilidade social.
Isso nos leva a concluir que a sua percepção de saúde e o senti-se saudável, quem faz é você! Sentir-se bem é essencial, a auto-estima positiva na doença ou na ausência dela te conduz para viver melhor.
Em breve traremos atividades para você fazer no seu dia-a-dia para você viver melhor! Não deixe de nos acompanhar.
Quer ler mais?
Comments