top of page

Gentileza: Benefícios e Indicações.

  • boravivermelhor
  • 27 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

Antes de tudo, o que é ser gentil?

Gentileza é um modo de agir, um jeito de ser e uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque embora possamos (e devamos) ser educados, a gentileza se trata de uma característica diretamente relacionada a valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos. Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo.


Que benefícios a gentileza nos traz?

Ser gentil é extremamente benéfico quando se entende que a gentileza abre portas, muda o rumo dos conflitos, facilita negociações, transforma humores, melhora as relações, e propicia inúmeras vantagens tanto na vida de quem é gentil quanto na de quem se permite receber gentilezas. No ambiente de trabalho, por exemplo, é fato que as empresas têm preferido, cada vez mais, profissionais dispostos a solucionar problemas e favorecer as conciliações. Afinal de contas, competência técnica é oferecida em universidades de todo o país, mas habilidades humanas como a gentileza são características escassas e muito bem quistas no mundo atual.


Como a gentileza interfere no nosso dia-a-dia? Nas relações de trabalho e na família?

A gentileza facilita todas as relações. GENTILEZA gera GENTILEZA. Do mesmo modo, o contrário também é verdadeiro. Ou seja, grosserias geram grosserias e a gente sabe que ninguém gosta de ser tratado de forma grosseira. A falta de gentileza causa malefícios em nossa saúde física, emocional e mental. Pessoas intolerantes, briguentas e pouco ou nada gentis geralmente sofrem de enxaqueca, gastrite, ansiedade, cansaço, falta de criatividade, entre outras limitações. Sendo assim, o que podemos fazer de mais inteligente é tratar de praticar a gentileza quanto mais conseguirmos, e isso é uma escolha.


Como exercitar a gentileza no dia-a-dia?

1. Tente se colocar no lugar do outro. Isso o ajuda a entender melhor as pessoas, seu modo de pensar e agir. 2. Aprenda a escutar. Ouvir é muito importante para solucionar qualquer desavença ou problema. 3. Pratique a arte da paciência. Evite julgamentos e ações precipitadas. 4. Peça desculpas. Isso pode prevenir a violência e salvar relacionamentos. 5. Pense positivo. Procure valorizar o que a situação e o outro têm de bom e perceba que este hábito pode promover verdadeiros milagres. 6. Respeite as pessoas quando elas pensarem e agirem de modo diferente de você. As diferenças são uma verdadeira riqueza para todos. 7. Seja solidário e companheiro. Demonstre interesse pelo outro, por seus sentimentos e por sua realidade de vida. 8. Analise a situação. Alcançar soluções pacíficas depende de se descobrir a raiz do problema.

9. Faça justiça. Esforce-se para compreender as diferenças e não para ganhar, como se as eventuais desavenças fossem jogos ou guerras. 10. Mude a sua maneira de ver os conflitos. A gentileza nos mostra que o conflito pode ter resultados positivos e ainda tornar a convivência mais íntima e confiável.

Fonte: http://www.unimed.coop.br/pct/index.jsp?cd_canal=54011&cd_secao=53998&cd_materia=321407


 
 
 

Comments


  • YouTube - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round

Bora Viver Melhor

UM BLOG POR UNIVERSITÁRIOS

Comissão Bora Viver Melhor

 

EM 2015 POR BORA VIVER MELHOR

CRIADO COM WIX.COM

bottom of page