Pedalar, fazer ciclismo, andar de bicicleta, dar um rolé de bike... Muitos benefícios, uma atividade
- boravivermelhor
- 14 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
Elliot Fishman, Paul Schepers, e Carlijn Barbara Maria Kamphuis em um estudo publicado na Revista Americana de Saúde Publica – AJPH, mostraram que através do ciclismo na Holanda, são evitados cerca de 6.500 mortes todo ano, além do aumento na expectativa de vida dos holandeses.
Existem muitos benefícios da realização do ciclismo como atividade física e consideráveis impactos na saúde pública.
O site da Bayer traz informações sobre pedalar
Os benefícios se iniciam no sistema cardiorrespiratório, pode funcionar como "ginástica localizada". "Do ponto de vista de demanda dos grandes grupos musculares, ciclismo e natação são os dois melhores esportes", sentencia o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Henrique Luiz Monteiro, especializado em avaliação e prescrição de exercícios. "A bicicleta exige mais das pernas, por causa do movimento contínuo", admite. Mas músculos do braço, tórax, peitoral e dorso também são ativados para garantir a sustentação e o equilíbrio do corpo nas diferentes situações (subida, descida, curva inclinada etc.)

Para trabalhar a frequência cardíaca, o ideal é intercalar longos períodos de pedaladas leves com momentos curtos de esforço mais intenso. "Quando você vai para a rua ou um parque, os próprios aclives, declives e mudanças de tipo de piso geram essas alterações de rotina", afirma o especialista.
Antes de começar a praticar ciclismo - assim como qualquer atividade física - é importante fazer uma avaliação medica, passando inclusive por um cardiologista. Depois, para definir o volume, a intensidade e a frequência dos exercícios, o ideal é procurar a orientação de um educador físico. Essa última recomendação é ainda mais importante se você pretende pedalar por mais de uma hora. Manter uma alimentação adequada antes, durante e após a atividade.
Commenti