top of page

Compartilhando Experiências: Terça Saudável

  • boravivermelhor
  • 2 de mai. de 2016
  • 4 min de leitura

Pra compartilhar experiências e te incentivar a ter melhores hábitos de vida nós convidamos a Ana Maria Alencar, professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, executora e mentora da Terça Saudável, pra te falar sobre o assunto. Pra quem não sabe a Terça saudável é uma atividade realizada em sala de aula, com os acadêmicos de enfermagem da URCA, durante os intervalos que visa estimular os hábitos alimentares saudáveis, através de um lanche compartilhado, que vem sendo realizada há dois anos.


  • Qual seu envolvimento com hábitos saudáveis? Seja alimentação regrada ou a prática de exercícios.

Meu envolvimento e a preocupação em trabalhar com essa temática, inclusive eu já trabalhei em um projeto anterior em Barbalha o tema Incentivando Hábitos de Vida Saudável na Escola. Meu envolvimento começou não só por meio desse projeto, mais há muitos anos atrás, quando por ocasião de diagnostico de diabetes em um membro da minha família. Eu comecei a ver a importância, cada vez mais, da alimentação saudável, da pratica de exercício, da atividade física, não somente no controle do diabetes mellitus, que eu teria que conviver com relação ao acompanhamento do membro da família, mais também enquanto enfermeira docente trabalhando na universidade, e sendo até responsável também junto de alunos, no incentivo de atividades físicas, no incentivo a mudanças no habito de vida.

  • Como você interage com sua alimentação? Segue uma rotina balanceada, rigorosa ou básica.

Bem quanto a minha rotina, eu faço acompanhamento nutricional com um profissional, sigo um planejamento alimentar, prescrito por nutricionista. Sou acompanhada por esse nutricionista, mais antes de tudo é a questão do incentivo. É muito fácil comer alimentos prescritos, se você não tiver a perseverança e a vontade mesmo de fazer, você não consegue ir além. Eu já venho seguindo esse plano há muito e assim conseguindo manter e estabilizar meu peso. Atualmente venho com foco não só em manter o peso, mais também perder gordura corporal, e para isso eu tenho uma estratégia de organização, em relação à alimentação.

"Faz falta se um dia a gente não faz atividade física, faz falta se um dia a gente foge um pouco da alimentação"

  • Pra você quais os benefícios de uma boa alimentação?

São inúmeros, primeiramente a manutenção do peso, a satisfação pessoal em relação à qualidade de vida, você percebe que você fica melhor. Em termos de sintomas prévios que eu tinha antes por exemplo pirose, aquela sensação de mais plenitude principalmente quando comia determinados alimentos, com a modificação dessa alimentação passei a não ter mais essa sintomatologia; em relação aos meus níveis pressóricos e glicêmicos são normais. Realmente estilo de vida, o humor é muito bom, faz falta se um dia a gente não faz atividade física, faz falta se um dia a gente foge um pouco da alimentação, a gente sente que é diferente.

  • Conte-nos como funciona a Terça Saudável. O proposito quando você decidiu implantar a Terça Saudável?

A terça Saudável, surgiu justamente dessa necessidade de repassar para os alunos a importância que tem o estilo de vida saudável. Na minha percepção diária aquele olhar investigativo, de estar no dia-a-dia com os alunos, no intervalo das aulas, na cantina, no espaço onde os alunos fazem os lanches... Observando constantemente que os alunos não tem uma alimentação adequada, como eles poderiam melhorar essa alimentação?

Percebendo o uso de refrigerantes em excesso, fast food, pasteis, alimentos com muito sal e muita gordura, muita massa... Tudo isso me inquietava.

"Não é só orientar o paciente quanto à importância de mudar os hábitos saudáveis, e no fundo não fazer nada do que orienta é uma contradição."

Fonte: Arquivo Pessoal

  • Quais perspectivas você espera dessa prática na vida dos alunos?

Eu vejo, como eu já vi, vários alunos, quando estão na disciplina que participam da terça, falarem pra mim, que melhoraram o seu estilo de vida, que começou a dar mais importância na utilização de alimentos mais saudáveis, como a redução de refrigerante, o maior uso de frutas, diminuindo a quantidade de pasteis, alimentos gordurosos, frituras... .

  • Você percebe uma boa adaptação dos alunos? Até quando pretende aplicar a Terça saudável?

Tem turmas que abraçaram a causa na integra, muito motivados. Na turma atual não estou conseguindo ainda uma adesão integral por parte de todos os alunos. Percebo que há ainda alguns alunos que vão à cantina e comem seu pastel, tomam seu refrigerante. A gente percebe que a maioria está aderindo, eles trazem cada um: frutas, sucos, biscoitos integrais, vão colocando na mesa e ai vão compartilhando...

Há cerca de dois anos que essa terça saudável está acontecendo, e até agora não tem nenhum dia que eu deixasse de fazer na terça-feira, exceto, eu acho em algum momento, que eu não estive presente e eles continuaram... A proposta é que essa terça continue por muitos e muitos anos. E ainda é uma proposta que a eu penso em expandir não só pra enfermagem, mas para a universidade.

  • Como manter um projeto como esse, durante muito tempo, com êxito?

Um dos pontos é a paixão. É acreditar na motivação para conduzir esse projeto. Ter o conhecimento da causa e defende-la, estudar os motivos, compreender e trazer estudos que mostram a importância de alimentação saudável e práticas de atividade física interferindo em resultados melhores de saúde e assim será possível ganhar adesão, então à motivação é importante... É preciso você acreditar e praticar. Estabelecer prioridade, planejar, organizar e incentivar pra que demais pessoas possam se agregar e multiplicar o projeto, essa ideia ... Não só no espaço acadêmico, mais no espaço familiar, profissional e entre amigos...

Você sabe como fazer uma terça saudável? Como fazer o dia D saudável? Nós reunimos algumas dicas pra você!

Comments


  • YouTube - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round

Bora Viver Melhor

UM BLOG POR UNIVERSITÁRIOS

Comissão Bora Viver Melhor

 

EM 2015 POR BORA VIVER MELHOR

CRIADO COM WIX.COM

bottom of page