top of page

Sabia que abraçar é saudável? E trás inúmeros benefícios...

  • boravivermelhor
  • 9 de abr. de 2016
  • 3 min de leitura

“O melhor lugar do mundo É dentro de um abraço Pro mais velho ou pro mais novo Pra alguém apaixonado, alguém medroso”

Quando falamos em abraço, falamos de toque físico, de troca de afetos, de acariciar, de segurar apertado, de segurar alguém nos braços. Nós sabemos que o abraço não é apenas agradável. Mais ele é necessário. Uma teoria sobre a estimulação do toque, mostra que é absolutamente preciso o toque, por que ele causa um bem-estar tanto físico como emocional.

“Pro solitário ou pro carente Dentro de uma abraço é sempre quente”

Muitas profissões da saúde, estão desenvolvendo o toque terapêutico, buscando utilizá-lo como uma ferramenta essencial para a cura. A terapia do toque é capaz de aliviar a dor, a depressão e a ansiedade; Estimula a vontade de viver do próximo.

“Tudo que a gente sofre Num abraço se dissolve Tudo que se espera ou sonha Num abraço a gente encontra”

O abraço segundo Kathleen Keating Schloessinger, alivia a tensão, combate a insônia, mantém em forma os músculos dos braços e dos ombros. Afirma a nossa natureza física e democrática: afinal todo o mundo tem direito a um abraço.

"No silencio que se faz O Amor diz compromisso Oh baby, baby, baby dentro de um abraço Tudo mais já está dito"

Através do abraço, é estimulado a autoestima. O simples ato de abraçar diminui a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos e o nível de hormônios ligados ao estresse. Por isso, abraço significa SAÚDE. Segundo estudos da Universidade da Carolina do Norte (EUA), o contato físico pode aumentar a longevidade.

“O melhor lugar do mundo (é aqui) É dentro de um abraço.”

Os níveis de cortisol e de norepinefrina, hormônios do estresse, são reduzidos após um abraço. Além do nível de oxitocina, um importante hormônio ligado à fidelidade, aumentar, afirma a psiquiatra Karen Grewen.

“Por aqui não se ouve os tic tac do relógios E se faltar a luz fica tudo ainda melhor O rosto contra o peito, dois corpos em um amasso Dois corações batendo juntos em descompasso.”

O Toque quando é terapêutico, e dependendo do método utilizado pode ser efetivo na diminuição da intensidade da dor e das atitudes e sintomas depressivos, assim como na melhora da qualidade do sono. Os níveis de ansiedade também podem diminuir com o toque, com o abraço...

“Na chegada ou na partida Raio de sol ou noite fria Na tristeza ou na alegria Na tristeza ou na alegria”

Nisso nós te convidamos, vamos abraçar mais? Afinal é um cuidar reciproco! É uma forma de toque terapêutico. Ofereça um abraço a alguém, quando você precisar, e quando alguém estiver precisando também.

ABRACE SEMPRE!

ABRACE MUITO!

Fontes:

Música/Letra: Dentro de um Abraço - Jota Quest

KEATING, Kathleen. A Terapia do Abraço. Editora pensamento. São Paulo, 1983. Titulo original: The Hug Therapy Book.

GOMES, V. M.; SILVA, M. J. P.; ARAÚJO, E. A.C. Efeitos gradativos do toque terapêutico na redução da ansiedade de estudantes universitários redução da ansiedade de estudantes universitários. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 6, n. 61, p. 841/846, nov./dez., 2008.

MARTA I. E. R.; BALDAN, S. S.; BERTON, A.F.; PAVAM, M.; SILVA, M. J. P. Efetividade do Toque Terapêutico sobre a dor, depressão e sono em pacientes com dor crônica: ensaio clínico. Rev Esc Enferm USP, v. 4, n. 44, p. 1100/1106, 2010.


 
 
 

Comentários


  • YouTube - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round

Bora Viver Melhor

UM BLOG POR UNIVERSITÁRIOS

Comissão Bora Viver Melhor

 

EM 2015 POR BORA VIVER MELHOR

CRIADO COM WIX.COM

bottom of page