As emoções e suas respostas corporais: Mapa Corporal das Emoções.
- boravivermelhor
- 7 de abr. de 2016
- 2 min de leitura
Você sabia que cada emoção que sentimos desenvolve um tipo de reação sobre o nosso corpo? E que cada uma dessas emoções pode se centralizar em uma região especifica?
Então muitas vezes nós experimentamos fortes emoções diretamente no corpo biológico. Por exemplo um momento de ansiedade em numa entrevista de emprego os nossos músculos contraem fazendo nossas mãos tremerem e até suarem. O sistema de emoção nos prepara para enfrentar diversos desafios, podendo interferir desde o sistema cardiovascular, musculoesquelético, neuroendócrino até mesmo o sistema nervoso autônomo.

Um estudo realizado por pesquisadores propôs desencadear experiências emocionais conscientes em participantes, e avaliar as sensações que o corpo desenvolveu e registrá-las em mapas de silhuetas corporais. O Mapas de Sensações Corporais desenvolvido associa diferentes emoções. O estudo contou com a participação de 701 indivíduos que foram submetidos a cinco tipos de experiências, algumas dessas experiências envolviam palavras, histórias, filmes ou expressões faciais que pudessem representar sentimentos, emoções e sensações.
Os participantes receberam duas silhuetas de corpos ao lado de palavras emocionais, histórias, filmes e expressões faciais, e eles foram convidados a colorir as regiões corporais cuja atividade sentiam ser Aumentadas ou Diminuídas durante a visualização de cada estímulo. Além disso eles relataram as suas sensações corporais durante a indução emoção.
Corpo e Emoção
Sensações em membros superiores foram mais proeminente nas emoções de raiva e felicidade, enquanto as sensações que diminuíam as atividades dos membro inferiores foram características da tristeza. Sensações no sistema digestivo e em torno da região da garganta foram encontrados principalmente nas sensações de desgosto.
Em contraste com todas as outras emoções, a alegria foi associada com sensações melhoradas em todo o corpo. Houve um elevado grau de semelhança entre os estados emocionais de medo e tristeza, e seus respectivos, variantes clínicos prolongados de ansiedade e depressão.
Estes mapas podem então ser correlacionados com os Mapas de Sensações Corporais para investigar a relação entre sensações corporais regionais experientes e atividade fisiológica durante os episódios emocionais.
Esse estudo então ajuda a desvendar as sensações subjetivas do corpo associadas com emoções humanas que podem nos ajudar a compreender melhor os transtornos de humor, como depressão e ansiedade, que são acompanhadas de processamento emocional alterado.

Compare na imagem ao lado as silhuetas da Felicidade com a Tristeza, o sentimento do Amor com o da Ira.
Fonte: NUMMENMAA, L.; GLEREAN, E.; HARI, R.; HIETANEN, J. K. Bodily maps of emotions. PNAS, v. 111, n. 2, p. 646 – 651, jan., 2014.
Comentários