Febre Chikungunya: Considerações gerais
- boravivermelhor
- 30 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
A febre chikungunya é uma doença provocada por um vírus e que possui sintomas semelhantes aos da dengue. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa "aqueles que se dobram", referindo-se as dores articulares que a doença causa. É uma infecção transmitida pelo vírus chikungunya (CHIKV) que é um arbovírus transmitido por artrópodes, neste caso os artrópodes são: o Aedes aegypti e o Aedes albopictus os mesmos transmissores da dengue.

A forma mais comum de transmissão do vírus é através da picada. Porém segundo o Dr. Pedro Pinheiro: existem outras possíveis formas de se contaminar, uma delas é a transmissão vertical, da mãe infectada para o bebê, durante o parto, seja ele natural ou cesariano, não causa má formação no feto durante a gestação, pois a transmissão ocorre na hora do parto e não no útero. No período de 3 a 7 dias após o nascimento do bebê, aparecem os sintomas da doença e o quadro clinico costuma ser bem mais grave que nos adultos.Outra forma de transmissão é através do contato com sague de pacientes infectados, acidentes com agulhas contaminadas ou transfusão de sangue. Diferentemente da dengue uma vez que a pessoa é infectada e se recupera ela se torna imune à doença.
Entre 4 e 8 dias após a picada o paciente apresenta febre repentina acompanhada de dores articulares, os outros sintomas que mais a frente vão surgindo são: dor de cabeça, dor muscular, náusea e manchas vermelhas, é o que faz a doença ser confundida com a dengue, o que diferencia a chikungunya da dengue são as intensas dores articulares, a imunidade, a ausência de hemorragia e o período de aparecimento das manchas. Em média os sintomas duram de 10 a 15 dias, Porém em alguns casos, as dores articulares podem permanecer por meses e até anos. Não existe um tratamento especifico para a doença, apenas são indicados o uso de antipéritos e analgésicos para aliviar os sintomas. Portanto, evitar a água parada que é o que os insetos usam para se reproduzir, é a principal medida de prevenção contra essa e outras doenças.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse os links:
Commentaires