INSPIRE-SE! Crie Ritmo de Atividades Diárias.
- boravivermelhor
- 24 de mar. de 2016
- 6 min de leitura
Entrevista com Dayanne Lucetti, mestranda em enfermagem da URCA, praticante de atividade física. Nas vésperas de sua qualificação de mestrado, consegue manter o ritmo de seus treinos utilizando os espaços públicos de lazer do cariri.
Nesta entrevista foi abordado à importância da prática de exercício físico e de uma alimentação saudável. Veja como manter-se sempre bem disposto para as atividades do dia-a-dia.
Dayanne conta um pouco sobre a sua rotina, exercícios e alimentação.
Quais as principais atividades que você pratica durante o seu dia-a-dia?
Atualmente sou mestranda, do programa acadêmico de enfermagem aqui da URCA-Universidade Regional do Cariri. A rotina de mestrando durante dois anos é um pouco mais puxada em relação a estudo, trabalho, projetos e artigos, mas eu procuro sempre balancear o estudo com as atividades de casa, porque também sou casada e não tenho filho, mas é uma rotina bem puxada o que exige uma organização.
Você tem alguma dificuldade para realizá-las?
Sempre tem, porque em relação ao meio acadêmico quanto a questão do tempo você acha que é sempre curto, porque você sempre quer fazer mais coisas, quer trabalhar com mais pessoas, trabalhar com mais projetos... Eu que faço parte de um grupo de pesquisa, nós sentimos a necessidade de querer e até quero trabalhar com o grupo, mas você tem que ter tempo e eu tenho que dar prioridade, então Falta tempo sim! Cansaço mental, sim! e Físico também!, Mas falta de tempo é o principal.

"Atividade física para mim é um remédio, contra a ansiedade... anti-estresse."
Você segue alguma regra que lhe ajude a realizar todas as suas atividades?
Sigo. Então, como estou no segundo ano do mestrado, já paguei todas as cadeiras, então meu tempo está mais livre em relação à presença dentro da universidade, mas como eu participo do grupo de pesquisa e de outras atividades com os colegas, eu sempre procuro priorizar pela questão do tempo. Ás vezes o orientador pede uma coisa de imediato, pro outro dia, então eu trago e priorizo mas não é sempre que dá certo você entregar as coisas no tempo previsto sabe? Pode até parecer desorganização, mas é porque você tem que fazer primeiro o que é prioridade de fato.
Qual atividade você procura dar mais importância?
Agora ao mestrado, prioridade do mestrado, então como estou para defender o projeto de qualificação, a minha prioridade é o projeto, porém eu concilio com atividade física, que é o que eu gosto, o que eu faço e que me ajuda, eu me sinto melhor até pra estudar. E com as atividades de casa, eu tenho que me virar.
Você pratica algum exercício físico? Com que frequência?
Sim. Diariamente, de domingo a domingo, e às vezes... eu digo que falta tempo, mas como o meu dia fica totalmente preenchido, eu acordo as 5 horas da manhã para poder dar tempo fazer minha atividade física e na hora normal as 7:30 ou 8 horas começar com as minhas atividades de estudo.
Em quais locais você pratica as suas atividades físicas? Tem acompanhamento com educador físico?
Como eu moro no Juazeiro eu pratico na avenida que é na Avenida Leão Sampaio que é da Praça da Lafavorita até Barbalha, então eu já fiz parte de GRUPOS DE CORRIDA, hoje eu corro com a ajuda de um profissional específico... No dia de domingo que tem a ciclo faixa a gente corre em grupo saindo da Pracinha da Lafavorita, e também vou à academia, mas para a academia eu já não consigo ir todos os dias por causa da prioridade.

"Se sentir bem consigo mesmo, é o principal."
Você tem preferencia por musculação ou por exercícios aeróbicos?
Não. Hoje eu procuro faze revezamento. No dia que eu corro eu não vou pra musculação ou então eu trabalho outro grupo muscular, se eu vou pra academia para malhar membro inferior eu já não vou correr, então eu vou alternando.
Qual a importância no seu ponto de vista em praticar exercícios físicos no seu dia-a-dia?
Bem-estar! É para mim um remédio, contra a ansiedade, anti-estresse. Nesse momento que estou no mestrado às vezes fico muito tensa, muito preocupada, então minha válvula de escape de fato é a atividade física, eu percebo que quando eu vou pra academia ou quando eu corro eu fico bem comigo mesma, me sinto bem e me sinto disposta, disposta a estudar, disposta a trabalhar.
Você procura manter uma alimentação saudável? Tem alguém que lhe auxilie ou que prepare sua alimentação?
Procuro, eu me alimento bem, mais não foi sempre assim. Há uns dois anos que eu venho levando isso mais a serio, então eu procurei ajuda de um nutricionista e venho fazendo acompanhamento com ele, como eu passo muito tempo na faculdade, por conta do mestrado, e os restaurantes e lanchonetes ainda não oferecem comidas mais saudáveis, então eu busco sempre andar com minha lancheira com os alimentos que eu posso comer, mas tudo isso com a ajuda de um nutricionista.
Como é a sua alimentação?
Eu faço em torno de sete alimentações por dia. Evito açúcar, evito sal, pela manhã evito carboidratos como pães, pouco arroz, pouco macarrão. Mas o principal de tudo isso é evitar o que me faz mal, o açúcar me faz mal, o sal me faz mal e eu só percebi isso quando deixei de consumir. Então, pela manhã é sempre um iogurte, uma torrada, um queijo branco e no almoço eu consumo um pouco de feijão, um pouco de arroz sempre com proteína. No lanche da tarde geralmente fruta ou uma vitamina, gosto muito de salada e antes de dormir procuro sempre não comer coisa pesada, geralmente é outro iogurte ou uma granola, são alimentos que seguram a sua alimentação durante 2 á 3 horas por isso é necessário fazer sete alimentações diárias.

"Você tem que procurar algo que você goste de fazer!"
O que a prática de exercícios tem influenciado na sua vida? Como esse pensamento de praticar atividades físicas surgiu na sua vida?
Na realidade essa parte de atividade física, minha influência eu tive dos meus pais, desde criança, todo mundo na minha casa praticava esporte, então eu fui criada sempre praticando esporte, fazendo alguma arte marcial, enquanto a isso eu sempre tive apoio familiar e agora eu já sinto que é uma obrigação seguir isso. E essa questão da alimentação foi uma opção minha de fato, eu que fui procurar o nutricionista, eu que fui buscar auxilio, e de certa forma acabei influenciando outras pessoas de minha família. Com a minha melhora física e eu acho que até minha melhora mental mesmo, de alimentação e de prática de atividades físicas, eu consegui influenciar outras pessoas, inclusive o meu esposo, minha mãe, minha irmã, na realidade eu acho que fui eu quem acabei influenciando todo mundo.
Você pretende seguir esse ritmo por quanto tempo?
Para o resto da vida, porque eu gosto e quando você gosta e se você se sente bem, para mim é para resto da vida porque é qualidade de vida.
Você tem alguma dica pra quem está iniciando a pratica de exercícios físicos?
Procurar um profissional competente, no caso se for querer praticar atividade física procura um educador físico pra te acompanhar, porque ele é um estimulo e não vai te deixar na mão e até mesmo pela questão das sequelas quando você não executa uma atividade corretamente. Você tem que procurar algo que você goste de fazer, porque se você vai fazer uma musculação e gosta de natação você não vai passar muito tempo nessa atividade. Em relação à alimentação não adianta seguir a dieta de outras pessoas ou achar que sabe se alimentar, não! Você tem que ter acompanhamento nutricional mensal é o que eu acredito, porque você fica tendo metas e as metas vão sendo alcançadas e você vai se estimulando sempre mais. Então é ter apoio de um profissional competente pra isso e tentar se sentir bem consigo mesmo, é o principal! Não adianta fazer uma dieta e está se sentindo triste como também não adianta fazer uma atividade física que você não goste, é tentar pegar tudo isso e fazer com que você se sinta bem com o que esta fazendo, é assim que eu faço! Procuro sempre está fazendo coisas novas e coisas que eu goste, assim eu consigo fazer por muito tempo.
Comentarios